quinta-feira, 15 de agosto de 2013

MEDIUNIDADE E CÓRTEX SEGUNDO CARLOS PASTORINO

SEPAREI ALGUMAS CONSIDERAÇÕES FEITAS POR CARLOS PASTORINO NO LIVRO TECNICA DA MEDIUNIDADE . PARA LER E REFLETIR.....
Toda mediunidade que passa através do córtex, impressionando os neurônios, é dita “consciente”, porque o médium toma conhecimento, na consciência “atual”, do que se está passando nele; a tal ponto que, freqüentemente não consegue distinguir se é ele mesmo ou o “outro” por intermédio dele, que está pensando, falando ou agindo. Se, ao invés, as células corticais não são impressionadas, a criatura não toma conhecimento do que se passa: é a mediunidade “inconsciente”. O mesmo se dá com o mecanismo dos órgãos internos: coração, fígado, intestinos, estômago, rins, baço, etc.; todo o comando que rege esses órgãos é feito sem qualquer registro, no córtex; daí serem todos os movimentos e a atuação desses órgãos, “inconscientes” para nós. Só se algo de anormal lhe lhes sucede, necessitando eles de uma ajuda “externa”, é que há comunicação por meio do córtex, com a sensação sumamente desagradável chamada “dor”. A dor é um toque de campainha pedindo auxílio e levando ao consciente o conhecimento de uma irregularidade que precisa ser sanada.
Isso esclarece suficientemente que não depende do médium que sua mediunidade seja consciente ou inconsciente. Trata-se de um fator independente de sua vontade, e cujo mecanismo é governado por meios que a ciência “oficial” ainda desconhece. Aliás, toda a estrutura cerebral ainda é pouco conhecida da ciência médica, que não tomou contato oficial com o principal agente, que é o espírito. Só quando o fizer, poderão explicar- se muitos fenômenos naturais e mediúnicos, que hoje constituem “hipóteses de trabalho”. Por exemplo: não será a substância branca do cérebro o elo de ligação não apenas dos hemisférios entre si e das diversas áreas do mesmo hemisfério, mas do físico com o astral? As sensações percebidas pelo córtex não passarão deste para a substância branca, primeiro, para desta passar ao perispírito? Seria tão pouco ativa essa porção tão grande do cérebro, justamente sua parte mais delicada, uma massa quase fluídica?
Reconhece a ciência médica que aí se dão os raciocínios, etc. Seria melhor dizer: aí são registrados os raciocínios do espírito. Se cortando as fibras de associação pode mudar-se a personalidade de uma criatura, não será porque se desligam essas fibras, impedindo que o espírito possa agir plenamente através do cérebro? Muita coisa há, ainda, por descobrir. Uma pergunta apenas: se a retina fixa a imagem de uma pessoa de 1,70 m de altura de cabeça para baixo com 1 mm de altura, e o quiasma óptico a leva às circunvoluções occipitais, colocando-a de cabeça para cima, mas ainda com 1 mm de altura (onde se forma essa imagem?), como é que VEMOS a pessoa com 1,70 m? Não é no cérebro! Onde é? Só pode ser no espírito. Por onde chega ao espírito? Não será por meio da “substância branca”, cujo funcionamento ainda é obscuro e sujeito a hipóteses? Recordemos que, em estado de vigília, o cérebro pode registrar cem milhões de sensações por segundo, produzindo nada menos que três bilhões de impulsos nervosos por segundo!...

Nenhum comentário: