sábado, 7 de agosto de 2010

PARA PENSAR...

TRABALHO , COMPROMISSO E DISCIPLINA



À Memória de Luiz da Rocha Lima

Toda vez que temos a oportunidade de nos envolver em um programa de trabalho ou numa experiência que enriquecerá a nossa vida ,começamos a organizar as nossas idéias e voltamos toda a nossa expectativa para o novo empreendimento que estamos para iniciar. Parece que toda a nossa energia e o Universo conspiram a nosso favor. Surgem idéias e possibilidades e aparecem muitas situações que acabam por envolver cada vez mais as nossas atitudes e a nossas ações no trabalho .Todos ficam envolvidos com a nossa disposição e alegria - a nossa família e os nossos amigos são os primeiros a notar a nossa satisfação. E, aos poucos vamos transformando um entusiasmo inicial em compromisso. É o momento em que nos disponibilizamos mais seriamente para a situação e nos dedicamos responsavelmente por ela.
Falo assim porque acredito que deva ser dessa maneira que exteriorizamos o nosso gosto e a nossa responsabilidade quando estamos verdadeiramente comprometidos com uma causa , uma ação ou um projeto.

Vejo que a minha experiência com a Doutrina dos Espiritos vem sendo marcada por situações que me levam a acreditar que , tambem nesta oportunidade ,venho reforçando cada vez mais , por opção consciente , um compromisso construído pela minha disponibilidade e pela minha dedicação. Há cerca de 10 anos , ao lembrar dos primeiros contatos com o Grupo Espírita no qual estou ligado e dos motivos que me levaram a ele - uma situação de extrema dor , atualmente já superada , posso sem dúvida nenhuma estabelecer para esta época o marco que abriria o meu entendimento e reforçaria definitavamente o meu compromisso com a causa espírita e com a Casa na qual (re)encontrei um caminho.

Neste tempo, pude começar a entrar em contato com a história dessa Casa e de seus fundadores - homens e mulheres abnegados que se dedicaram a um espetacular projeto de atenção espiritual fortemente alicerçado pelo Amor e pela Caridade aliado a um significativo trabalho filantrópico voltado para a infância , que segundo orientação espiritual ,constituiria-se na base sólida de toda a Obra. É sempre impressionante reler e lembrar de todo o esforço feito por esse grupo , liderado por um espírito de grande luz e da grandeza de toda a Obra, especialmente nas narrativas feitas pelo seu fundador , na tarefa de construção física de um espaço , que segundo os seus próprios relatos e de acordo com a orientação espiritual , já estava todo preparado lá no Alto .Sem dúvida , o que hoje conhecemos da Casa está carregado do esforço e da dedicação de pessoas realmente comprometidas com uma causa e que souberam tranformar , cada um a seu modo , o esforço individual em um projeto coletivo voltado para o Amor e para a prática da Caridade .

Mas , porque será que estou trazendo essas questões todas para o papel? Afinal , o que me move a pensar e refletir sobre esses fatos que , a principio me parecem tão distantes e deveriam estar guardados na mémoria dos mais antigos ou num livro esquecido numa estante. Acho que é essa a questão.Acredito firmemente que a nossa ação precisa estar fundada no Conhecimento , e desde que venho me envolvendo mais seriamente com a Doutrina Espírita , venho tentando aprofundar o meu compromisso e aumentar cada vez mais o meu entendimento acerca das "coisas" da Causa e da Casa na qual estou ligado.

Por isso é que sempre que quero justificar o meu esforço e o compromisso com relação à Doutrina , lembro dos relatos impressionantes do fundador desta Obra , principalmente nos registros contidos nos seus livros , que deveriam ser leituras obrigatórias a todo trabalhador espirita verdadeiramente comprometido com a Casa . É sempre muito bom poder resgatar a saga vivida por esses irmãos envolvidos com um propósito único ,consistente e humanitário e que acabou por criar a ambiência e a sintonia fundamentais a aproximação de Irmãos Espirituais afinizados com todo o projeto que estava por se desenvolver . Acredito , sem dúvida nenhuma que todo esse trabalho foi previamente pensado para ser o que é hoje e a sua abrangencia extrapola em muito a nossa capacidade de entendimento ou observação . Só essa perspectiva sustenta a dimensão física e principalmente espiritual do tamanho de toda essa obra.Para compreender a envergadura de propósitos de um homem , só acreditando que esses propósitos já estavam previamente planejados . Mais ainda , já existia todo um planejamento alicercado pelo esforço de muitos irmãos envolvidos e comprometidos ,tanto no plano espiritual com no plano físico com a feitura e a execução deste programa . Penso ser verdadeira a tese que aponta que todos os que estão ligados nesta tarefa são espiritos pertencentes a uma imensa família espiritual orientados pelo Alto para todo esse trabalho.

É e deste ponto que faço uma ligação com o compromisso de todos os que por alguma forma ou maneira estão ligados a uma Casa Espírita.Acredito que ,independente da situação em que nos encontramos , se "chegamos" a uma Casa e ficamos ,temos compromisso com ela . E ,assim , podemos nos disponibilizar verdadeiramente a esse compromisso ,colocando -nos da melhor maneira e oferendo o nosso melhor em todas as oportunidades e situações de trabalho e serviço .É com muita satisfação e alegria que relembro o caminho que venho percorrendo , da trajetória de aprendizado e das inumeras oportunidades que tenho recebido de aprender a ser um individuio mais comprometido social e espiritualmente .

Penso então , que para o avanço e o reforço do trabalho na Seara do Bem - que é com o que verdadeiramente devemos nos ligar só deve existir o compromisso com a ação operativa da Casa . As nossas iniciativas devem estar sempre voltadas para a construção de ações e atitudes que reforçem cada vez mais o propósito do Bem .Devemos , sempre que for necessário , lembrarmos que a nossa ação deve estar sempre a serviço de uma causa maior que a nossa . É a causa do Mestre Jesus e do seu Evangelho com o qual estamos buscando ajuste e identidade.Por isso ,acredito que é para o trabalho , discreto e consistente , que devemos dirigir o nosso foco . Mais ainda , devemos compreender que nesta ocasião em que somos verdadeiramente chamados , devemos buscar no trabalho , desenvolver o nosso esforço para a realização de uma ação coletiva baseada exclusivamente no bem servir .Como consequência , temos então a certeza , que ocupamos o lugar e desenvolvemos o serviço que o Senhor nos reserva , seja ele qual for , porque está guardado da maior significancia possível que é marca do Amor de Jesus. Ao nos disponibilizarmos dessa forma , nos afastamos das queixas, das exigencias e das lamentações , porque percebemos de fato que toda tarefa que realizamos se constitui no melhor esforço que podemos realizar para a satisfação pessoal e coletiva . E, ao final , percebemos que contribuimos para a edificação do Bem em nós.

Para terminar , devemos lembrar de um dos maiores ensinamentos do Espírito de Verdade que nos diz que precisamos trabalhar juntos e unidos para quando o Senhor chegar , encontre acabada a obra. Lembremos e focalizemos sempre a nossa tarefa principal na Vinha do Senhor e afastemos dos nossos corações e das nossas mentes as atitudes dos primeiros trabalhadores da última hora que tocados pela inveja e pelo ciúme ,questionaram a atitude do senhor que os contratou que pagou salario igual a todos os que trabalharam na sua terra , inclusive os que chegaram ao final . Devemos reforçar nas nossas atitudes , o verdadeiro compromisso que temos com a Causa Espírita e com a Casa que abraçamos , trabalhando verdadeiramente por todo o projeto que ajudamos a construir , independente da hora que chegamos e do que temos para receber ou sermos reconhecidos . Todo o nosso esforço deve estar voltado para a busca da grandeza da Obra em que trabalhamos . Para tal é fundamental a união de todos nós , verdadeiramente envolvidos neste grandioso projeto que nos une que é a prática do Amor e da Caridade - de uns para com os outros ...

Que o Mestre nos Ilumine!

mafr

Nenhum comentário: