quinta-feira, 20 de novembro de 2008

SOBRE AS PARÁBOLAS DE JESUS

Conhecendo melhor as parábolas



Os evangelhos relatam 44 parábolas apresentadas por Jesus.

Lucas mostra 31, Mateus 22, Marcos 6 e João apenas 2.

Uma parte importante dos ensinamentos de Jesus foi constituída por parábolas. Embora não fosse novidade o uso desta técnica, a análise leva a crer que ele a usou com mais propriedade e em maior quantidade, comparativamente aos outros livros da bíblia.
Este modo de expor tem sido entendido como uma técnica pedagógica, cujo objetivo é apresentar um raciocínio e uma conclusão, por detrás de uma breve narração, facilitando sua memorização e permitindo que o ensinamento de fundo, possa surgir gradativamente na mente dos ouvintes, até a sua plena compreensão.
Pode ser considerada também, como uma forma de deixar escondido um ensinamento para aqueles que ainda não apresentam condições de entendimento e, concomitantemente, evitar um certo desgaste a Jesus, gerado no hábito, comum daquela época e povo, de se discutir a obediência das leis mosaicas.
A correta interpretação das parábolas possibilita o fenômeno da sua aplicação universal em todos os tempos, adaptada às situações análogas.
Pesquisas no âmbito da comunicação constataram que o maior obstáculo à compreensão de uma mensagem é a tendência dos homens em pré julgar. Nesse sentido, a parábola possui a grande vantagem de não predispor os ouvintes a censura prévia, facilitando sua assimilação.
A definição de parábola é "narração alegórica na qual o conjunto de elementos evoca, por comparação, outras realidades de ordem superior ou moral". De suas características, surge uma força que leva o ouvinte a refletir sua conclusão. Um bom exemplo de parábola do antigo testamento está em II Samuel 12:1-14, conhecida como "o profeta Natan repreende a Davi".
De maneira geral, a parábola difere da alegoria por ser mais extensa e exigir maior coerência e plausibilidade entre seus elementos. Alegoria é a exposição de um pensamento sob forma figurada (metáfora) ou uma seqüência de metáforas que significam uma coisa nas palavras, outra no sentido. Alguns autores adotam também o termo símile que quer dizer comparação de coisas semelhantes. "Vós sois a luz do mundo" é uma metáfora; "como um cordeiro mudo diante daquele que o tosquia" é um símile. "Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, ficará só, mas se morrer, produzirá muito fruto" [João 12:24] é uma alegoria.
Em comparação com as parábolas judaicas, as de Cristo possuem a diferença fundamental de forçarem o ouvinte a tomar uma posição sobre o assunto. Sua estrutura impele as pessoas a refletirem sobre sua conclusão. Existe um aspecto positivo que parece sobressair em relação aos demais. É seu poder de invadir o tempo e as gerações, despertando o mesmo interesse (senão maior), permitindo sempre que os homens possam ampliar, a cada instante, o sentido dos ensinamentos que transmite. Por tudo isso, bom proveito! Escolha uma parábola para ler e boas reflexões.

Ivan René Franzolim

[Retirado de http://www.espirito.org.br/portal/palestras/ivan-franzolim/boa-nova-11.html]

PARA ACOMPANHAR UM ESTUDO SOBRE AS PARÁBOLAS DO MESTRE JESUS

http://www.scribd.com/doc/2286959/Parabolas-de-Jesus?ga_from_send_to_friend=1

sábado, 15 de novembro de 2008

NA MINHA MODESTA OPINIÃO...


NA MINHA MODESTA OPINIÃO DEVEMOS PENSAR NO LAR DE FREI LUIZ COMO UM IMENSO EDUCANDÁRIO - E É ESSE O NOME DA CASA , NÉ? , ONDE TODOS NÓS ESTAMOS SENDO TESTADOS EM NOSSAS POSSIBILIDADES COM O OBJETIVO DE ALCANÇARMOS A NOSSA TRASNFORMAÇÃO.
NESSES DIAS , ESTAVA RELENDO UM LIVRO MUITO ESPECIAL DO LEONARDO BOFF, ONDE ELE APONTA A NECESSIDADE URGENTE DE NOS REPENSARMOS PARA A VIDA E ADQUIRIRMOS UMA CONSCIENCIA PLANETÁRIA , PENSANDO NO PLANETA COMO A NOSSA ÚNICA E VERDADEIRA CASA E COMO TODOS NÓS COM A ÚNICA E VERDADEIRA FAMÍLIA QUE TEMOS . E ASSIM , PARA ELE - E PARA MIM TAMBÉM TEMOS QUE DESENVOLVER EM NÓS UMA BOA VONTADE INCONDICIONAL PARA CONSTRUIRMOS ALGO DE BOM PRA TODOS NÓS , SEM DISTINÇÃO. PRECISAMOS ESTAR DISPOSTOS A ACOLHER UNS AOS OUTROS GENEROSAMENTE , SEM RESERVAS. PRECISAMOS ESCUTAR COM O CORAÇÃO , NA TENTATIVA DE COMPREENDERMOS MAIS E MELHOR UNS AOS OUTROS . TEMOS QUE INVESTIR VERDADEIRAMENTE NO DIÁLOGO FRANCO , HONESTO E ABERTO , PORQUE PRECISAMOS UNS DOS OUTROS PARA SERMOS MAIS HUMANOS . PRCESISAMOS AFASTAR OS CONFLITOS ,RECONHECENDO-OS COM ARGUMENTOS E TIRANDO DELES COMPROMISSOS PARA A MUDANÇA QUE FOR NECESSÁRIA PARA TODOS. DEVEMOS DEIXAR OS NOSSOS INTERESSES PESSOAIS E PENSAR NOS INTERESSES COLETIVOS , PENSANDO NO QUE É VERDADEIRAMENTE IMPORTANTE PARA TODOS , LEMBRANDO QUE SERÁ A NOSSA RESPONSABILIDADE COLETIVA QUE VAI GARANTIR A NOSSA VIDA FUTURA. PRECISAMOS NOS COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO - PELO MENOS PRECISAMOS TENTAR , PARA COMPREENDER E RELATIVIZAR TODOS OS NOSSOS PENSAMENTOS E AÇÕES E ASSIM , CAMINHARMOS PARA A NOSSA TRANFORMAÇÃO , DESVIANDO DE NÓS OS SENTIMENTOS QUE NOS AFASTAM UNS DOS OUTROS.
FREI LUIZ NOS OFERECEU UMA MENSAGEM INTITULADA "CALA-TE E AJUDA" ONDE NOS ESTIMULA A SEGUIR EM FRENTE MESMO NA DIFICULDADE . ASSIM , VOLTANDO AO COMEÇO , COMPREENDO QUE A CASA QUE FREI LUIZ E ROCHA LIMA NOS LEGARAM É ESSE ESPAÇO PRIVILEGIADO ONDE TODOS NÓS -TODOS MESMOS ESTAMOS APRENDENDO O CAMINHO DAS PEDRAS . MAS PRECISAMOS ACEITAR QUE CADA UM DE NÓS APREENDE DE MANEIRA PRÓPRIA E PARTICULAR E NEM POR ISSO DEIXAM DE COMPOR A NOSSA FAMÍLIA PLANETÁRIA E ESPIRITUAL . PRECISAMOS SEGUIR EM FRENTE FAZENDO A NOSSA PARTE E NOS ESFORÇARMOS EM SER UM FOCO DE RESISTENCIA E LUZ PARA SENSIBILIZAR E ENVOVERMOS A TODOS COM A NOSSA FORÇA E CRENÇA .
ENTÃO , VAMOS EM FRENTE , COM JESUS , FREI LUIZ E ROCHA LIMA!!!!!!!

domingo, 2 de novembro de 2008

A derrota de Paes
Cora Rónai

Abrindo mão das próprias convicções (se é que um dia
as teve), aliando-se ao que há de mais podre no estado,
gastando rios de dinheiro, jogando sujo, usando
descaradamente a máquina estadual, federal e universal,
beneficiando-se até de um feriado mal intencionado, enfim,
com tudo isso, Eduardo Paes só conseguiu ganhar de Gabeira
por 50 mil míseros votos.

Como vitória política, já é um resultado extremamente
questionável; mas do ponto de vista pessoal, é uma derrota
acachapante.

Eduardo Paes levou a prefeitura, sim, mas de contrapeso
ficou com uma quadrilha de aliados que não deixa nada a
dever àquela que ele acusava o presidente Lula de comandar.


Vai ser prefeito, sim, mas vai ter de arranjar boquinhas
para o Crivella, para o Lupi, para o Piciani, para a
Clarissa Garotinho, para o Roberto Jefferson, para a
Carminha Jerominho, para o Babu, para o Dornelles, para a
Jandira... estou esquecendo alguém?

Conquistou um cargo, é verdade, mas conquistou também o
desprezo mais profundo de metade do eleitorado.

Em compensação, como carioca, perdeu a chance de viver um
momento histórico, em que a prefeitura seria, afinal,
ocupada por um homem de bem, com idéias novas e um novo
jeito de fazer política; perdeu a chance de ver o Rio de
Janeiro sair do limbo a que foi condenado nas últimas
décadas, e ganhar projeção pela singularidade da sua
administração.

Se Gabeira tivesse sido eleito prefeito, o Rio, que hoje
não significa nada em termos políticos, voltaria a ter
relevância, até pelo inusitado da coisa. Um prefeito
eleito na base do voluntariado, do entusiasmo dos eleitores
e da vontade coletiva de virar a mesa seria alguém em quem
o país seria obrigado a prestar atenção.

Agora, lá vamos nós para quatro anos de subserviente
nulidade, quatro anos em que o recado das urnas será
interpretado, pela corja que domina esta infeliz cidade,
como um retumbante 'Liberou geral!'

Nojo, nojo, nojo.