sexta-feira, 7 de outubro de 2016

E o seu preconceito....você guarda aonde ????

Você já  reparou o esforço  que  faz para esconder  o seu preconceito quando se vê  exposto na sua maior fraqueza que é  a de discriminar um semelhante.
Ou você  acha normal achar que  é melhor , que  pode mais e que é  superior a alguém  que é simplesmente igual a você  só  porque  acha que tem uma superioridade  baseada numa imposição  da tua vontade , da tua postura ou da tua condição. 
São  muitos os interesses que envolvem as nossas escolhas . Até  os nossos . Ainda  não  pensamos de forma coletiva e todas as nossas atitudes estão  carregadas de preconceito e interesse .
Não  somos inocentes nem tolos . Apenas não  consolidamos a nossa supremacia sobre os outros . Nas nossas relações - em todas elas e em todos os lugares e situações ainda prevalece a lógica do vencedor , do dominador e do poderoso sobre o perdedor,  o dominado e o fraco .
Ainda não  vemos o Todo e nem sequer  compreendemos que somos parte dele .
Estamos programados para o lucro , a vantagem e a vitória. Só  nos interessa demonstrar que somos superiores e que podemos impor o nosso poder e a nossa vontade .
Em tudo , muitas vezes até  sem perceber , discriminamos o nosso semelhante por motivos variados - moral , religioso,  sexual , social , etc e agimos de forma mesquinha e torpe.
E então  somos expostos pelo que temos de pior e nos vemos como somos . Feios , sujos e desqualificados .

E então , um dia compreendemos que não  pode existir nenhuma  distinção . Só  o ponto de vista . E assim saímos da nossa zona de conforto  para compreender e aceitar o outro . E entender que fazer distinção,  discriminar  ou impor condição a alguém por qualquer motivo  ou fundamentação  além  de ser inaceitável demonstra um comportamento distorcido e desqualificado além de nocivo ao convívio  social.

E você  ainda guarda o seu preconceito aonde ? Ou já pensou  em jogar tudo fora ????

Nenhum comentário: