quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

SOBRE O FENÔMENO ESPÍRITA

Alguns Registros da carreira de um fotógrafo espiritual


Por volta de 1860, na cidade de Nova Iorque (EUA), o joalheiro William abandonava sua profissão para inaugurar uma completamente nova: a de fotógrafo espiritual. O que ele fazia, em linhas gerais, era fotografar pessoas encarnadas e vivas, mas a imagem as mostraria ao lado de um espírito, fantasma, ou qualquer nome que o cliente preferisse dar.No final do século XIX, surgia na Inglaterra o Círculo Espiritual de Crewe, uma sociedade secreta que se dedicava ao estudo de fotografias espirituais. Durante as primeiras décadas do século seguinte, coordenado pelo britânico William Hope, o Círculo de Crewe produziu dezenas de fotos em que humanos de carne e osso se confundiam com entidades espirituais. As fotos a seguir foram tiradas por esse misterioso grupo.



Todas estas fotografias foram encontradas em uma loja de livros usados (vulgo “sebo”), e descobriu-se que eram de autoria de William Hope. O Círculo de Crewe, conforme se acredita, era composto por seis ou mais fotógrafos espirituais. Esta primeira imagem mostra uma família de quatro pessoas, em meio à qual parecem emergir dois espíritos, envoltos por uma misteriosa névoa.



A popularidade da fotografia espiritual crescia em tempos de grande mortalidade de pessoas. Logo após a Primeira Guerra Mundial, o Círculo de Crewe foi muito procurado por parentes de pessoas mortas durante o conflito, que desejavam rever de alguma forma os entes queridos. Nesta gravura, duas mulheres de meia idade aparecem acompanhadas de uma terceira, cujo busto flutua sobre elas.



Nesta fotografia, um homem sozinho aparece ao lado de uma nuvem clara na qual emerge a cabeça de outro homem. Segundo especialistas em mediunidade, esta espécie de vapor esbranquiçado é definido como ectoplasma, e já foi registrado várias vezes ao longo da história.



A carreira de William Hope ganhou um impulso em 1922, quando ele se mudou para Londres e virou um “médium profissional”. O inglês não era assediado apenas por clientes, mas também por céticos investigadores de paranormais. A indicação desta foto afirma que o casal em questão são os pais da pessoa que compilou todas as fotos espirituais do álbum. O espírito mostrado, por sua vez, seria a irmã de um dos homens mais conhecidos no ramo da mediunidade, à época.



Nesta gravura, está indicado que o espírito feminino em questão, produto de um ectoplasma, seria a esposa falecida do homem que posa para a foto. A foto é mais uma obra de William Hope.

TODAS AS FOTOS E O ARTIGO COMPLETO ESTÃO NO SITE ABAIXO:

http://hypescience.com/15-passos-da-carreira-de-um-fotografo-espiritual/

Nenhum comentário: