quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SÉRIE CONSCIÊNCIA E ATITUDE

Sociedade
Servir a dois senhores

Texto publicado em 28 de Setembro de 2010 -


por Hermann Gonçalves Marx *


Há uma falsa religião que os profetas nunca cessaram de denunciar: a religião dos que julgam ter a consciência em dia sem muito esforço, cumprindo ritos e práticas exteriores de culto. Muitas vezes é uma aparência de religiosidade que serve para encobrir a exploração dos pobres.

O mesmo se dá com alguns governantes, quanto ao ato de governar, especialmente àqueles que têm maior poder de mando. A amizade e a dedicação que o governante deve dedicar ao povo não é fruto de seu bom coração, mas exigência e dever que lhe advêm daquilo que possui e para onde foi colocado.

O dirigente de um governo, em qualquer nível, deve considerar-se mais um atento administrador dos bens de um povo. Como afirma São Basílio: “Não és tu acaso um ladrão que te apossas das riquezas cuja gestão recebestes?”

- Ao doente pertence o remédio que é superfaturado.
- Ao motorista as boas estradas cujas melhorias nunca aparecem.
- Ao trabalhador a aposentadoria desviada.
- Às famílias a segurança de andar nas ruas, que foi subtraída do dia a dia.
- A todos a direito de falar, ser escutado, e ter sua opinião considerada, que foi desprezada.

A má administração do que é público comete tantas injustiças quanto são aqueles a quem deveria fazer e dar as coisas.

São poucos que agora controlam e surrupiam riquezas que são de todos. O dinheiro, especialmente o dos impostos pagos por todos, deve tornar-se instrumento de comunhão entre as pessoas e não privilégio de alguns. Nesse caso se torna uma riqueza de iniquidade, tanto no ato de possuir como no de dar. A doação feita para tranquilizar a consciência não é verdadeira doação.

Roubar dos que tem para dar-se parte grande e distribuir outra parte aos pobres, é uma simples troca de guarda da riqueza e uma falsa idéia de que se reduz a distancia entre ricos e pobres, briga eterna no mundo.

Fazer amigos com a riqueza desonesta?

Não dá para servir a dois senhores: ao dinheiro e ao povo.


* * Hermann Gonçalves Marx possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1972), especialização em economia industrial pela Universidade Técnica de Aachen (1976), mestrado em Sistemas e Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor convidado da FIA-USP e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem grande experiência na área de Administração Empresarial. Atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento endógeno, política industrial, sociedade empresarial, administração pública e economia pública.

FONTE: http://www.portogente.com.br


UMA OBSERVAÇÃO MUITO PERTINENTE:

É UMA ANÁLISE BASTANTE OPORTUNA E SERVE COMO UMA LUVA PARA O ATUAL MOMENTO EM QUE VIVEMOS . ESTAMOS AS VÉSPERAS DE EM MAIS UMA OPORTUNIDADE CONQUISTADA PELO NOSSO ESFORÇO DE EXERCITAMOS O NOSSO DIREITO AO VOTO. PRECISAMOS PENSAR SOBRE TODAS ESSAS QUESTÕES PARA DECIDIRMOS SOBRE AS NOSSAS ESCOLHAS...

VAMOS LÁ...

Nenhum comentário: