sábado, 7 de junho de 2008

SOBRE O PASSE...

O PASSE NO CENTRO ESPÍRITA

“Jairo... aproximou-se de Jesus... e suplicou-lhe:
«A minha filha está a morrer. Vem, e põe as mãos sobre ela, para que fique curada.”
Marcos, V, 23,24



Muita gente já ouviu falar no passe magnético e/ou espiritual. É utilizado nos centros espíritas como terapia física e espiritual dos necessitados, bem como para a magnetização da água. Mas, será que isso funciona mesmo? Para que serve? Tem algo de científico?
O Passe é o “Acto de passar as mãos repetidamente ante os olhos de uma pessoa para magnetizá-la, ou sobre uma parte doente de uma pessoa para curá-la”, assim reza no Novo Dicionário da Língua Portuguesa, Ed. Nova Fronteira, de Aurélio Ferreira.
Quem já foi a um Centro Espírita certamente já viu ou frequentou sessões onde se aplicam passes, isto é, sessões onde as pessoas que necessitam de auxílio recebem num ambiente reservado e calmo aquilo a que os espíritas (e não só) dizem ser como que um “banho energético” com repercussões positivas sobre a situação psíquica e física da pessoa. De um modo geral as pessoas sentam-se, concentram-se, e um outro elemento designado de passista (aquele que dá ou transmite o passe magnético) impõe as mãos sobre o paciente, concentrando a sua mente, tentando dirigir energias renovadoras e positivas para aquele que ali se encontra.
Esta prática, embora noutros moldes, já era levada a efeito pelos magos da Caldeia, pelos brâmanes da Índia, pelos egípcios, pelos romanos, na Gália, entre outros. Com Jesus, essa prática tornou-se corrente entre os cristãos, e não desapareceu.
O espiritismo veio revelar o porquê destas atitudes, ao explicar como funcionam as leis do mundo espiritual e a sua importância no intercâmbio com as leis que regem o mundo corpóreo. Descobriu a existência do corpo espiritual e explica como funciona a mecânica dos fluidos, das energias, que agem e regem sobre esse mesmo corpo espiritual (é o corpo - energético, fluídico - que o espírito mantém após a morte do corpo físico).
A fluidoterapia através do passe e da água tem razão de ser
Mas o que é o passe?
Segundo a opinião de Divaldo Franco (orador espírita de renome mundial) «O passe significa, no capítulo da troca de energias, o que a transfusão de sangue representa para a permuta das hemácias, ajudando o aparelho circulatório. O passe é essa doação de energias que nós colocamos ao alcance dos outros, de modo que eles possam ter seus centros vitais reestimulados e, em consequência disso, recobrem o equilíbrio ou a saúde, se for o caso.

O passe magnético... é transfusão de energia do doador. O passe que nós aplicamos, nos Centros Espíritas, decorre da sintonia mental com os Espíritos Superiores.»

Paralelamente, é usual falar-se na água fluidificada ou magnetizada, isto é, a utilização da água como recurso terapêutico depois de ter sido objecto da magnetização, quer por parte dos Espíritos Superiores quer por parte dos passistas.
A este respeito diz-nos ainda Divaldo Franco: «Quando um paciente está enfermo, poderemos magnetizar a água, fluidificá-la, para que lhe prolongue aquele bem-estar que ele vai buscar ao centro espírita. Um indivíduo que vai beber a água fluidificada deve antes preparar-se mentalmente, e num momento de paz, sorvê-la, para assimilar os fluidos que ali estão contidos e que experiências de laboratório em Montreal, Canadá, na Universidade de Mcgill, demonstraram que há uma interferência mudando a estrutura molecular da água, quando os magnetizadores apenas seguram as garrafas. Experiências aliás feitas pelo Dr. Gerber, o que fez com que ganhasse dos laboratórios CIBA, uma bolsa de estudo para prosseguir as experiências.

Cientista no Canadá confirma as teses espíritas

Ele descobriu que a semente de cevada colocada em água salgada perde a propriedade germinativa ou atrasa-a. Ele pegou em água do mar colocou em garrafas e inseriu sementes de cevada. Pediu a pessoas portadoras de magnetismo que segurassem essas garrafas e pediu a pessoas desequilibradas que segurassem outras garrafas, com água potável comum onde estava a semente de cevada.
Aqueles que eram magnetizadores ou terapeutas, neutralizaram a acção da água salgada na semente de cevada. Nos portadores de alienação mental, mataram as sementes de cevada que estavam em água potável. O Dr. Gerber realizou infinitas experiências e constatou que realmente a água absorvia quer a energia positiva quer a energia negativa.»
Muito mais haveria a dizer sobre tão complexo tema. Pensamos que somente uma leitura atenta pela vasta bibliografia espírita existente poderá elucidar com mais segurança acerca desta temática. Com o estudo, poderá entender melhor o que é o passe, e aferir da maneira mais ou menos correcta como ele é administrado nos centros espíritas.


Do site
wwwcaldasdarainha.net/lucas/

Nenhum comentário: