quinta-feira, 22 de julho de 2010

SÉRIE PRA PENSAR...

Mediunidade e depressão não são a mesma coisa
Monica Buonfiglio/Especial para o Site Terra


Muitos confundem depressão com mediunidade e por isso, centros estão apinhados de pessoas depressivas que acreditam estar sob a ação de um espírito obsessor que, em 90% dos casos, não é verdade.

Quem se diz mediúnico tem um dia a dia como de qualquer outra pessoa: as manifestações espirituais ocorrem em momentos específicos. O médium vive em clima de fé, confiança e seus frutos rendem amor. Dependendo do seu grau evolutivo pode ficar mais apto a captar energias negativas de alguém ou de um local, como se fosse uma esponja (em alguns casos, fica irritadiço, tem dificuldades no convívio com a família etc.), mas tudo isso é passageiro. Já a depressão é agonizante, desesperadora, traz um sofrimento mental além da sensação de culpa, inadequação, profunda ansiedade, falta de iniciativa, perda de interesse em tudo e inabilidade para gozar a vida que fica absolutamente sem sentido. Por isso é importante ter ajuda de um especialista, pois é causada por uma disfunção neuroquímica (serotonina e noradrenalina) no cérebro, e se apresenta em crianças, jovens, adultos e velhos de ambos os sexos.

Para o depressivo, o mundo e a vida são vistos sob um prisma negativo, doloroso e mau. Tudo se torna insuportável, inescapável e desesperançoso. Pode ocorrer o bloqueio energético, uma inibição severa das funções fisiológicas como a digestão, atividades sexuais, ciclo menstrual e ritmo de sono; sua conversa se torna tensa, repetitiva, falando de desgraças na maior parte do tempo.

Segundo a OMS, um em cada cinco indivíduos é afetado pela depressão e atinge na sua maioria a faixa de 30 a 40 anos. Ela deve ser tratada usando medicamentos e terapia. É uma doença e não apenas tristeza, e muitos têm preconceito em procurar um psiquiatra.

A criança também pode ter depressão, que tem sua origem associada à separação dos pais ou a morte de um ente querido, apresentando estes sintomas: ideia de que nada dá certo, desinteresse em brincar com amigos, excesso de sentimento de culpa, desejo em ficar sozinho, cansaço após atividades físicas, irritação, agressividade, dificuldade para dormir, mudança de alimentação e submissão aos outros.

Quem usa frequentemente as palavras "não, nunca, jamais, mágoa, odeio, só penso em morrer, como vai dar certo se tudo dá errado só para mim" etc., tem grande chance de ser depressivo.

Claro que a fé é um grande aliado na ajuda ao tratamento da depressão; por isso a oração, o estudo da espiritualidade, a frequência em um local religioso são fatores que contribuem para a melhora do ser humano, em todos os níveis. Lembre-se que não são as pessoas que estão contra você, mas você que pode estar contra si mesmo. Por isso, procure ajuda.

P.S: É UM ASSUNTO MUITO INTERESSANTE E PERTINENTE . É PRECISO ESTAR ATENTO PARA ESSAS QUESTÕES. SEMPRE.../mafr

Nenhum comentário: