sábado, 13 de fevereiro de 2010

SOBRE AS COMUNICAÇÕES...

Cuidados com as comunicações


10.Fev.2010

"Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus." (1 João,4:1)

Por Julio Capilé*

Desde os tempos apostólicos falava-se em espíritos e ainda mais, orientavam-se os estudiosos a não deixarem-se enganar por espíritos zombeteiros ou maldosos. Estes estão em toda parte e muitos são inteligentes o suficiente para se fazerem passar por espíritos amigos, senão superiores a nos querer orientar no trato com mediunidade e outros afazeres no Centro e em nossas vidas. A mensagem diz para termos cuidados nesse sentido. O seguidor da Doutrina pode receber algum espírito a lhe dar conselhos até para coisas comuns da vida. Faz-se passar por um amigo ou por um espírito de elevação conhecida e que se comunicava ou comunica por médiuns famosos, mas sempre devemos ter cautela, pois quanto mais elevado pareça, mais longe está de nosso grau evolutivo o que pode incentivar nosso ego que facilmente nos pode enganar.
Outro fator que pode originar mensagens enganosas é o afã de receber notícia de entes queridos e de sua situação atual. Mas não é fácil ao espírito comunicar-se. Demanda muito tempo para que tenha condições para isso. Além do mais a ansiedade faz com que a pessoa acredite em qualquer mensagem mesmo que ilógica, pois a saudade não permite testar se é de fato o parente amigo. Ouve-se, emociona-se e aceitam-se suas palavras como verdadeiras.
Também não nos devemos embair por palavras elogiosas que sabemos não merecer. Os brincalhões gostam de afagar nossos defeitos. O vaidoso e o egoísta aceitam elogios facilmente e todos nós não estamos isentos desses defeitos. Tão agradável é receber mensagem com nomes famosos! Mas busquemos a lógica e o grau de veracidade. Os espíritos "de Deus" não se aborrecem com esse nosso cuidado e até incentivam: "É preferível recusar nove verdades a aceitar uma mentira".
E tendo o cuidado de assegurar da veracidade pela essência da comunicação e não pelo título, poderemos divulgar para os que se interessarem. Caso não condiga com a verdade, devemos esquecer e nem comentar, para não valorizar o trabalho do embusteiro. Um dia ele se cansará das futilidades e procurará seguir seu destino em paz. Pode ser que já esteja "no ponto" para amadurecer. Portanto oremos por ele.
Em grupos mediúnicos no qual surgem espíritos de todo grau evolutivo e de intenções variadas, é bom que tenha entre os trabalhadores pelo menos um médium vidente que serve como um raio-x. Vendo o espírito, pode orientar quanto à veracidade da entidade comunicante. Não é muito comum essa mediunidade, mas, as pessoas com a intuição bem desenvolvida, conseguem perceber se o espírito está dizendo a verdade ou não. Além disso, quem dirige sessão mediúnica deve estudar sempre, principalmente sobre mediunidade. Todo cuidado é pouco. Não é que vivamos desconfiando de tudo, mas em sessão de desobsessão temos a obrigação de orientar os sofredores que batem à nossa casa mediúnica, pois que o Espiritismo é feito por eles e para eles. Caridade no trato, bons pensamentos e encaminhamento adequado, são muito importantes para a vida futura do sofredor. Mesmo que seja um impostor a comunicar-se, nossa obrigação cristã é dar-lhe, além dos esclarecimentos necessários, o lenitivo para suas dores. Jesus através de Seus trabalhadores nos ajudará nesse desiderato.

*Médico.
julio.capile@apis.com.br

Nenhum comentário: